NeurOptimal®

1/3

NeurOptimal® é um método recente e específico de neurofeedback. Distingue-se essencialmente dos anteriores, pelo fato de se interessar apenas à variabilidade do cérebro, ou seja, às caraterísticas das suas flutuações, enquanto que os outros métodos desconsideram as diferenças de nível relativamente a um cérebro considerado standard.


As trainers de NeurOptimal® não têm qualquer necessidade de efetuar um diagnóstico prévio, porque a aplicação desta metodologia em uma sessão é completamente independente de alterações esperadas.


Durante uma sessão você não precisa fazer nada. O princípio do feedback ou reação, que se faz através da interrupção da música, intervém em nível não consciente do cérebro.

O princípio de NeurOptimal® mantém-se o mesmo para todos, independente do desenvolvimento esperado. 

Uma informação é dada ao seu cérebro acerca do seu próprio funcionamento, é o princípio da retroação. O seu cérebro reorganiza-se e as suas capacidades de autorreparação e autorregulação melhoram.

 

Estas melhorias na regulação leva a alterações em todas as áreas controladas pelo cérebro. É grande a diversidade de melhorias possíveis.

Elétrodos são aplicados para medir atividades macroscópicas de milhares, ou mesmo milhões de neurônios.

 

Quantos mais neurônios estiverem sincronizados num determinado momento, maior será a amplitude de sinal. Em cada banda de frequência, a cada momento, podemos verificar variações de amplitude mais ou menos importantes. Intensas variações indicam mudança de sincronização no conjunto de neurônios. O papel da interrupção é de alertar o cérebro para o início da turbulência.